Cores mais claras, iluminação confortável e outras dicas para ajudar a lidar com os dias mais quentes.
O verão está no ar, e com ele, uma onda de calor que vem passando por todo o Brasil. A busca por soluções que ajudam a manter a casa mais fresca durante os dias quentes se tornou uma prioridade. E, apesar de os equipamentos como ventiladores e ares-condicionados serem os melhores aliados para resfriar o ambiente, não são apenas eles que ajudam a deixar a sua casa mais fresquinha.
A decoração também desempenha um papel fundamental para diminuir o calor no ambiente e torná-lo mais agradável. Confira, a seguir, dicas para deixar o seu lar mais fresco!
Prefira cores leves nos ambientes
Pode parecer besteira a princípio, mas a cor do ambiente pode ajudar a deixá-lo mais frio ou quente – cada espectro de cor influencia na sensação de calor, uma vez que a temperatura e a luz estão correlacionadas no reflexo que cada cor faz da luz.
Nesse sentido, as cores mais claras são capazes de refletir a luz solar, jogando-a para fora do ambiente, ao passo que cores quentes “absorvem” a luz, ajudando a tornar a casa mais quente. Tanto nas paredes quanto nos tecidos (como cortinas e tapetes), a cor tem papel fundamental.
Plantas como aliadas
Além de serem ótimas para decorar a casa, deixando-a mais bela e agradável, as plantas também são ótimas aliadas para dar frescor. Alguns métodos bioquímicos são responsáveis por esse processo. Um deles é a fotossíntese, que converte a luz solar em energia química, absorvendo radiação solar e liberando oxigênio no ambiente. O outro é a própria termorregulação das plantas, que absorve a água pelas raízes e devolve-a para as folhas, fazendo a água evaporar.
Escolha as plantas de acordo com a incidência solar na sua casa – se bater bastante sol, é interessante escolher espécies que gostam do sol, para não afetar a saúde da planta.
Iluminação suave
A iluminação é muito importante na sensação que um ambiente traz. Durante o verão, aproveite a luz solar ao máximo, deixando as janelas abertas, e à noite prefira usar luzes suaves e aconchegantes.
Dê preferência para a iluminação indireta e de cores mais quentes.
Escolha pisos frios
Uma outra opção para ajudar a resfriar sua casa é optar por pisos que são feitos de materiais mais frios. Afinal, esses pisos ajudam a manter os cômodos arejados por mais tempo, e a sensação de pisar no chão mais frio também ajuda a trazer mais frescor.
O piso de porcelanato, por exemplo, não retém calor e dá conforto térmico para a casa, além de ter um preço mais acessível. Cimento queimado e azulejo comum também são ótimas opções.