Carrinho

Destination wedding: o que é e onde fazer?

Foto: Istock/gorodenkoff

Modalidade está em alta e une celebração e experiências em um destino especial, de praias a montanhas

 

Casar em um cenário dos sonhos, com paisagens paradisíacas ou vistas montanhosas ao fundo, é o desejo de muitos casais. E é justamente essa a proposta do destination wedding, uma celebração de casamento realizada fora da cidade ou do país onde os noivos vivem.

Mais do que um evento, trata-se de uma experiência completa, que une cerimônia, recepção, festa e momentos únicos de convivência com amigos e familiares em um destino especial, geralmente em locais paradisíacos, charmosos ou culturalmente significativos para o casal.

Quanto ao custo, esse tipo de casamento pode variar bastante, mas costuma girar entre R$ 50 mil e R$ 150 mil. Fatores como o número de convidados, o local escolhido, a estrutura do espaço e os serviços contratados – como buffet, decoração e fotografia – influenciam diretamente no orçamento.

Nesse modelo, é comum que os noivos arquem com os custos da cerimônia e da festa, enquanto os convidados ficam responsáveis por suas passagens e hospedagens. Em alguns casos, o casal negocia com pousadas e hotéis descontos para o grupo ou até mesmo oferece parte da estadia como cortesia. A seguir, destacamos cinco locais brasileiros que se tornaram referências para esse tipo de celebração.

Trancoso (BA)

Com seu clima rústico-chique, este vilarejo no sul da Bahia é um dos destinos mais requisitados por noivos que desejam um casamento pé na areia. A vista do mar no Quadrado, as igrejas históricas, as pousadas charmosas e o clima descontraído conquistam quem busca romantismo e sofisticação ao mesmo tempo.

Campos do Jordão (SP)

Para quem prefere o frio da serra e uma arquitetura que lembra vilarejos europeus, Campos do Jordão é uma excelente opção, principalmente no inverno. O destino oferece estruturas completas para casamentos em hotéis e pousadas de alto padrão, com lareiras e vinhos, além de belas paisagens entre montanhas.

Gramado (RS)

Conhecida pelo turismo de inverno, pela estética romântica e pela gastronomia refinada, Gramado oferece diversas possibilidades para celebrações: salões elegantes, vinícolas nas proximidades ou cerimônias ao ar livre, em meio ao verde.

Fernando de Noronha (PE)

Um dos lugares mais paradisíacos do Brasil, Noronha é perfeito para quem sonha com um casamento intimista e exclusivo. No entanto, como o acesso é mais restrito e os custos são mais altos, costuma ser uma escolha para celebrações pequenas e cheias de significado.

Bonito (MS)

Ideal para casais que amam natureza e aventura. Afinal, o destino é famoso por suas águas cristalinas, rica biodiversidade, grutas e paisagens únicas. Então, fazer um destination wedding em Bonito é fugir do óbvio e proporcionar uma experiência incrível para os convidados.

Embora as praias ainda liderem a preferência, outros cenários ganham espaço nos sonhos dos noivos: casamentos em fazendas no interior de São Paulo ou de Minas Gerais têm conquistado os que desejam um toque bucólico.

Por sua vez, vinícolas no Sul do país oferecem charme e sofisticação; e até castelos históricos, em locais como Petrópolis (RJ), transformam o grande dia em um verdadeiro conto de fadas. Resorts de alto padrão e hotéis históricos também figuram entre os locais mais buscados, oferecendo estrutura completa para cerimônias e recepções personalizadas.

Independentemente da escolha, uma das grandes vantagens do destination wedding é poder aproveitar a viagem para além do casamento.

Então, dependendo do local, os noivos já emendam a celebração com a lua de mel, sem precisar de deslocamentos adicionais. Além disso, muitos convidados estendem a estadia e transformam o evento em férias em grupo, criando memórias que vão além do altar.

Precisa de ajuda?