Como funciona e quais são os benefícios do protetor solar
Créditos: MarsBars/iStock
O protetor solar é a principal defesa contra as radiações solares e ajuda a prevenir rugas e o fotoenvelhecimento
Não é novidade que tomar sol sem nenhum tipo de protetor para a pele é extremamente prejudicial para a saúde, visto que pode causar câncer de pele.
Por isso, os cuidados com a pele são essenciais. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o mais frequente entre os brasileiros, principalmente porque o Brasil é um país tropical que tem um clima ensolarado praticamente todo o ano.
Adotar hábitos de cuidado com a pele, o famoso skin care, faz toda a diferença para evitar as chances de ter um câncer de pele e o próprio envelhecimento precoce. Porém, não é nada necessário seguir rotinas com vários passos para manter a sua pele em segurança – basta adotar o uso do protetor solar diariamente.
Por que o protetor solar ajuda?
De nada adianta passar mil cremes e hidratantes na pele se não há um cuidado básico de protegê-la das radiações ultravioletas que vêm do sol, que são de dois tipos: a radiação UVA, que bronzeia e envelhece a pele; e o UVB, que causa as queimaduras de sol.
No geral, os filtros solares têm dois tipos de fórmulas: a química, que contém substâncias capazes de evitar que raios solares penetrem na pele, criando uma camada de proteção; e a física, em que minerais não absorventes são usados para refletir a radiação, protegendo a pele.
Para proteger a pele, os filtros solares têm sua potência indicada por FPS (fator de proteção solar), que corresponde ao tempo em que é possível ficar exposto ao sol de maneira segura; basicamente, o FPS prolonga a própria proteção natural da pele contra a radiação UVB. Quanto maior o FPS, mais tempo de proteção ao sol.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o fator de proteção solar mais indicado para os brasileiros é o FPS a partir de 30; mas isso varia de pele para pele, e é por isso que é importante contar com um dermatologista para indicar o FPS com precisão.
Benefícios do protetor solar
É o protetor solar o produto capaz de reduzir o surgimento de manchas, ressecamento da pele, luminosidade, envelhecimento precoce e também câncer de pele. Esse é o grande benefício do filtro solar.
Principalmente no que diz respeito ao rosto, já que é a área do corpo que mais costuma receber luz solar, além da luz de aparelhos eletrônicos – também chamada de “luz azul” ou “luz visível”, que, assim como a luz solar, também pode causar o envelhecimento precoce da pele.
Além disso, o uso do protetor solar previne as rugas e as linhas de expressão, que são causadas por conta do fotoenvelhecimento, e mantém a aparência saudável e iluminada da pele – sobretudo quando há uma rotina de cuidados com a pele, combinando o uso de sabonete, hidratante e filtro solar.
O uso do protetor solar também é muito prático. Existem vários tipos de filtros disponíveis no mercado, para atender os mais diversos públicos e rotinas. Há, por exemplo, o famoso protetor em creme; o protetor solar em bastão, que torna o uso muito mais prático e é incorporado com muito mais facilidade; além do spray, que é prático principalmente para o corpo todo.