Retirar as roupas não utilizadas, organizar as peças por cores e desenvolver estratégias para dobrá-las são formas de otimizar seu espaço no armário
Ter um guarda-roupa organizado faz toda a diferença no dia a dia. Isso porque, quando bem arrumado, é possível visualizar e identificar as peças de forma mais fácil, o que agiliza a escolha de combinações e torna a rotina mais tranquila. Afinal, especialmente em dias corridos, perder horas procurando por roupas ou itens específicos é algo bastante estressante.
Além disso, assim como arrumar a cama todos os dias pela manhã é importante para a saúde mental, manter o guarda-roupa organizado também é um modo de se sentir no controle e evitar desgastes emocionais. Pensando nisso, listamos algumas dicas.
- Retire o que não utilizar
O primeiro passo para organizar o guarda-roupa é “fazer uma limpa” no que não se usa, afinal, não há utilidade em manter o móvel cheio de peças que não refletem seu estilo atual ou não servem mais – pelo contrário: além de ocupar espaço, passa a falsa impressão de que se tem muitas opções.
Por isso, tenha o hábito de regularmente revisar seu guarda-roupa para separar o que pode ser descartado ou doado (caso esteja em bom estado). Uma sugestão para fazer essa seleção de forma assertiva é se questionar sobre a última vez em que vestiu a peça em questão. Se o prazo for maior que 1 ano, dificilmente você usará o traje novamente.
- Organize as roupas por cores
Agrupar as roupas em tons semelhantes é uma estratégia simples, mas que tem a capacidade de tornar o armário mais funcional e harmônico. A partir dessa prática, o processo de encontrar alguma peça específica em meio às outras fica bem mais fácil, visto que basta apenas identificá-la por sua cor no cabide ou na gaveta correspondente. Uma sugestão é organizar em ordem, por exemplo, das cores mais claras às escuras.
- Troque as roupas de acordo com a estação
Uma possibilidade interessante para facilitar a organização do guarda-roupa é retirar as roupas que não são daquela estação e deixar somente as alinhadas ao clima. Por exemplo, se estiver no verão, dificilmente você vai precisar de casacos pesados, quentes e que ocupam bastante espaço. Então, para deixar o armário mais funcional, recomenda-se guardar essas peças em outros espaços de armazenamento, como caixas organizadoras, até que a temperatura diminua novamente.
- Dobre bem as peças
Além de colaborar para que o guarda-roupa fique arrumado, dobrar as peças de forma assertiva é uma estratégia para que ocupem pouco espaço. Principalmente em armários menores, como guarda-roupas de solteiro, é interessante que as roupas fiquem bastante compactas, e, para isso, uma dica é fazer “rolinhos” com as peças.
- Não guarde outros itens no mesmo armário
Se possível, coloque itens como sapatos, bolsas e cintos em um móvel distinto dos que estão as roupas, uma vez que isso colabora para que o guarda-roupa não fique exageradamente cheio e desorganizado. Além disso, no caso dos calçados, para evitar odores, é recomendado guardá-los em espaços arejados e abertos. Já em relação às bolsas, elas podem ser penduradas em ganchos na parede para economizar espaço ou dispostas sobre prateleiras.

