Carrinho

Defesa pessoal: benefícios para as mulheres

Créditos: FG Trade/iStock

Além de ser uma prática de atividade física, ajuda bastante ao tratar de autodefesa e segurança

 

Aulas de defesa pessoal têm sido cada vez mais procuradas pelas mulheres. Essas práticas englobam lutas como muay thai, jiu-jitsu, krav magá, judô e boxe, podendo ser adaptadas conforme a necessidade da pessoa em questão.

 

Para mulheres, serve como uma via de mão dupla, pois é tanto uma prática esportiva quanto uma forma de se defender e saber lidar com situações de perigo. E justamente por isso, aulas e lutas associadas à defesa pessoal estão sendo cada vez mais buscadas.

 

Segundo dados do aplicativo GetNinjas, a busca por esse tipo de atividade teve um aumento de 55% no último ano. A tendência revela mais do que um interesse por esportes de combate. Ou seja, essa crescente está começando a ser demonstrada também em números.

 

Benefícios da defesa pessoal

 

Falando em saúde física, os benefícios dessas lutas são bem explícitos. Além do desenvolvimento muscular, porque trabalham vários grupos juntos, também ajudam no condicionamento. A postura e a respiração são beneficiadas, uma vez que essas práticas costumam trabalhar essas questões também – algo muito comum em lutas.

 

Mas esse tipo de prática não ajuda apenas na parte física. No mental, o efeito é parecido. Essas modalidades ajudam a controlar a ansiedade e a desenvolver a autoconfiança. Inclusive, são características essenciais quando se fala de situações de risco.

 

De acordo com o portal Segurança da Família, o conhecimento de técnicas básicas de defesa pode ser decisivo em situações de ameaça, seja para uma mulher se defender de situações de perigo ou para que ganhe tempo e consiga se afastar de uma pessoa que pode colocar sua vida ou integridade em risco.

 

Além da luta em si, esse tipo de exercício ajuda a trabalhar outras questões também. Entre elas, a de se proteger, desenvolver reflexos e reconhecer sinais de perigo, além de saber manejar a força e o controle mental quando está inserida em situações assim.

 

Como já foi dito anteriormente, existem diversas modalidades que podem ser adaptadas pensando na defesa pessoal e até mesmo mescladas entre si. Entre uma das mais procuradas, está o muay thai. Nesse estilo, é preciso se dedicar às aulas e garantir equipamentos especiais para compreender e realizar os fundamentos – entre eles, a luva de muay thai feminina.

 

As lutas têm ganhado cada vez mais espaço como verdadeiros “esportes da moda”. Mas, além dessa concepção, são uma forma de trabalhar a autoconfiança, a autoestima e, principalmente, a segurança e a autonomia de mulheres que querem enfrentar o mundo, sem sofrer com medo ou preocupações maiores, mesmo diante de altos índices de violência.

Precisa de ajuda?