Cuidados com o cabelo: como identificar e tratar as necessidades dos fios?
Créditos: Voyagerix/iStock
Saiba como reconhecer os sinais de ressecamento, fragilidade ou falta de nutrientes e investir em tratamentos adequados para manter os fios saudáveis
Um cabelo bem cuidado é mais do que fazer um corte ou renovar a coloração. Ao levar saúde para os fios, além de aumentar a autoestima, permite que as madeixas fiquem fortes e suportem diferentes penteados, descolorações e permaneçam com o aspecto de que acabaram de sair do salão.
Seja com química ou natural, é comum que em alguns momentos o cabelo fique sem vida, opaco, ressecado ou quebradiço. Mesmo percebendo essas características, é difícil entender se o fio precisa ser hidratado, nutrido ou reconstruído.
Cada uma dessas etapas devem ser feitas aplicando produtos adequados de acordo com a real necessidade do cabelo, garantindo a eficácia do tratamento.
Como identificar a necessidade do cabelo?
Cada cabelo é único e possui particularidades, dessa forma, identificar exatamente o estado dos fios permite cuidados que vão agir na raiz do problema, devolvendo a beleza e corrigindo a fragilidade dos fios.
O teste de porosidade, é uma forma simples de entender como está a estrutura do cabelo. Além de fácil e rápido, ele pode ser feito em casa, sem ajuda de profissionais.
Para isso, é preciso colocar um fio em um copo com água e mexer de forma suave até que o cabelo fique completamente molhado. Depois de esperar alguns segundos, o fio pode se comportar de três formas diferentes, onde cada uma delas indica uma necessidade para os fios: boiar (hidratação), afundar (reconstrução) ou permanecer no meio do copo (nutrição).
Hidratação
No teste, o fio de cabelo boia justamente por causa da baixa porosidade, ou seja, essa é uma indicação de que as cutículas estão fechadas, diminuindo significativamente a possibilidade de absorção de nutrientes.
As causas para esse problema são inúmeras, desde a exposição prolongada ao sol, ressecamento causado pelo uso do secador, vento, entre outras. No dia a dia, os fios começam a ficar sem brilho, embaraçados ou com aspecto armado, sem definição, reduzindo a autoestima e tornando refém do uso da chapinha.
Para reverter o problema, o tratamento com produtos hidratantes permite devolver a água para os cabelos, garantindo que os nutrientes dos demais produtos usados sejam absorvidos.
Reconstrução
Assim como a falta de porosidade é prejudicial, o excesso também pode causar problemas. Além de ficarem ressecados e com pontas duplas, eles também tornam-se mais frágeis, ficando elásticos e quebrando com muito mais facilidade.
Como a composição dos fios é de cerca de 90% queratina, o uso de químicas, descoloração ou mesmo a falta de hidratação adequada retiram essa substância do cabelo. Por isso, nessa etapa, o tratamento é feito com produtos capazes de repor esse elemento, tornando os cabelos mais resistentes e bonitos.
Nutrição
Fios com cutículas muito abertas perdem nutrientes, vitaminas e deixam os cabelos quebradiços, ásperos ao toque, com frizz e sem elasticidade nenhuma. Além da má aparência, essa condição pode danificar os fios quando não tratada de forma adequada.
Os produtos indicados para nutrir os fios vão repor as gorduras naturais do cabelo, garantindo que todos os nutrientes fiquem nos fios.
Para garantir a eficácia nas etapas, é preciso utilizar os produtos indicados para cada uma delas. Além disso, eles devem ser usados sem excesso, respeitando o tempo de ação de cada fabricante.
Assim como os cuidados com a pele, o cabelo também precisa diariamente de nutrientes para se manter bonito. Por isso, mesmo quando não há indicação de problemas, é possível manter um tratamento capilar com kits para cabelo, que contém as três etapas, para garantir a beleza dos fios por mais tempo.